A gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo (gorduroso) em algumas regiões do corpo.
O excesso de gordura corporal e a ação hormonal podem levar ao depósito de tecido gorduroso em determinadas partes do corpo.
Alguns fatores externos são favoráveis na formação de gordura localizada como: má postura, excesso de peso e a falta de exercícios.
O excesso de gordura pode se manifestar de 3 formas:
Excesso de peso: peso está acima do normal. Se reflete de modo diferente dependendo da quantidade de músculo;
Excesso de Gordura: O paciente tem uma proporção de gordura maior, quando comparado com os tecidos magros (músculo, órgãos e ossos), o que pode ocorrer com ou sem excesso de peso, isto é, mesmo pessoas magras podem ter excesso de gordura na sua composição.
Gordura Regionalizada: Se caracteriza pela distribuição homogênea em certas regiões do corpo humano. Nas mulheres, o acumulo da gordura ocorre principalmente no quadril e nas coxas. Nos homens, na região do abdômen, formando os pneuzinhos.
Alimentos com gorduras são os principais responsáveis, pois a gordura que não for utilizada pelo corpo em forma de energia fica guardada em algumas regiões do corpo, como energia de reserva, dando origem à gordura localizada. O excesso de açúcar, também se transforma em energia de reserva, e faz aumentar nossa quantidade de gordura.
Em muitos casos, esta gordura dificilmente é mobilizada, mesmo se perder peso.
Quais são os tratamentos?
Uma avaliação médica inicial é necessária, onde é analisada a expectativa do indivíduo e suas necessidades. Após um exame físico minucioso, é estabelecido o grau de celulite, gordura localizada e flacidez.
Só então são propostos os modernos tratamentos e as técnicas a serem utilizadas: ultra som, endermoterapia, drenagem linfática manual, massagem modeladora, Criolipólise, Power Shape, acompanhamento com nutricionista, entre outros.
Um novo tratamento que as pacientes estão associando a Criolipólise para obter resultados INCRÍVEIS, é o Power Shape, aparelho que realiza a lipocavitação em áreas com acúmulo de gordura, quebrando as células de gordura e tornando-as líquida, sendo essas eliminadas pelas vias naturas do corpo e com a ajuda também da drenagem linfática.
Para pacientes com maior volume de gordura localizada ou aqueles que querem resultados mais imediatos, é necessário a correção cirúrgica, como a Minilipoaspiração ou a Lipoaspiração.
Além de seguir os tratamentos propostos personalizados para o seu caso, deve-se ter em mente que a persistência e a consciência de uma alimentação saudável são fundamentais para o sucesso da dieta e da perda de peso.